Vídeo: professora acerta tema de redação do Enem e vira "diva" dos alunos

Professora de escola estadual, Maria Ivone acertou tema da redação alguns dias antes da prova do Enem - e virou sensação entre alunos

Professora Maria Ivone chega em escola após acertar tema da redação do Enem
Foto: Reprodução / Instagram
Professora Maria Ivone chega em escola após acertar tema da redação do Enem


Uma professora de Cipó, na Bahia, acertou o tema da redação do Enem e foi recebida com muitas palmas e comemorações pelos alunos do Ensino Médio. Em 2024, o tema foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil - justamente assunto que seus alunos escreveram dias antes.

A professora Maria Ivone dá aulas no Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó. Em um vídeo publicado pelos alunos, a mulher sobe uma escada enquanto alunos se enfileiram dos dois lados para aplaudi-la. Ela brinca e finge que está desfilando. Acompanha  a legenda: “A diva chegando na escola depois de ter acertado o tema da redação do Enem.”


Professora acerta tema de redação do Enem

Maria Ivone fala sobre antirracismo em diversos meios com seus alunos. Ela comentou sobre a escolha da redação do Enem no Instagram e ficou emocionada pela discussão geral proposta:

“Hoje, muito mais do que qualquer outro dia dos meus 23 anos de docência da rede pública, é o dia mais feliz, exclusivamente pelo tema relevante da redação do ENEM. Parabéns ao Ministério da Educação e INEP por trazerem uma temática necessária para a população brasileira [...] Esse tema que coaduna com o projeto que idealizei e comecei a rabiscar nas férias de dezembro de 2023, ficando pronto em 2024 e iniciando nas turmas do colégio Estadual de Tempo Integral-Águas termais de Cipó-CETI, [..] ‘Projeto interdisciplinar afrobrasileiro: Possibilidades de uma educação antirracista.”

A página do Instagram no colégio republicou outro vídeo da professora, no qual os alunos brincam e comemoram as aulas da professora. Na legenda da publicação, Maria Ivone comemora:

“Meus queridos alunos, trabalhar a pauta antirracista foi um grande desafio. A superestrutura nos condiciona, aprisiona consequência de uma ideia desumana , mas foram vocês que acolheram com todo carinho esse projeto. Essa discussão vai muito além de um tema de redação, ela precisa ser levada a sério nos espaços institucionalizados; a escola é nossa!!

Mas foram incríveis as homenagens. Não nos veremos mais, mas essas memórias não se acabarão, vou levar por toda uma vida. Amei. Obrigada a todos, todas e todes.”