
O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, do autor brasileiro Machado de Assis, de 1881, viralizou no TikTok após uma americana fazer um vídeo na plataforma dizendo que está "obcecada" pela obra.
"Minha edição tem 300 páginas, faltam 100 e estou realmente ansiosa para terminar. Mas e depois? O que eu vou fazer da minha vida?", disse a influenciadora literária Courtney Novak.
"Esse é o melhor livro já escrito", disse Courtney segurando o exemplar na versão em inglês de Machado de Assis.
Após o vídeo viralizar na rede social, o livro de Machado de Assis se tornou o mais vendido na categoria de "Literatura Latino-Americana e Caribenha" na Amazon dos Estados Unidos.
A tradução de Memória Póstumas de Brás Cubas é feita por Flora Thomson-DeVeaux e publicada pela Penguin Classics. A obra é intitulada The Posthumous Memoirs of Brás Cubas. O livro físico está sendo vendido por US$ 16,79 (cerca de 83 reais) nos EUA, enquanto a versão para Kindle custa US$ 14,99 (cerca de 73 reais).
O livro
Memórias Póstumas de Brás Cubas é um clássico da literatura brasileira e já foi bastante pedido nas leituras obrigatórias para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A história é peculiar e interessante, principalmente por ser narrada por um defunto, o Brás Cubas, que decide contar sua história após a morte. Essa abordagem permite que o autor explore a vida do protagonista com um olhar distanciado, crítico e, por vezes, irônico.
Na obra, Machado de Assis utiliza bastante das metáforas e digressões. O texto não é linear e quebra convenções literárias com capítulos curtos e fragmentados, além de diálogos com o leitor.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.