
Um vídeo publicado na última quarta-feira (29) mostra o momento em que um macaco-prego tenta puxar uma sacola carregada por uma turista, provavelmente em busca de alimentos.
A cena, que pode despertar medo em algumas pessoas, é comum para os visitantes do Parque Lage, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Após o vídeo viralizar nas redes sociais, o biólogo Bruno Meurer alertou que a situação é consequência do mau hábito de oferecer comida a animais silvestres. Em entrevista ao jornal O Globo, ele explicou os riscos dessa prática.
"Compartilhar comida com esses animais pode ser perigoso. Como são animais selvagens, é essencial prevenir e respeitar o espaço deles para um convívio saudável", afirmou Meurer.
O biólogo destacou a necessidade de educar a população sobre os perigos de alimentar animais selvagens.
"A comida processada pode causar doenças, desequilíbrio ambiental e até a morte dos animais. Alimentar uma espécie em detrimento de outras também pode causar um desequilíbrio na população, introduzindo doenças e afetando suas presas naturais", explicou.
Meurer enfatizou que é fundamental evitar a alimentação de animais silvestres para manter um equilíbrio ecológico e garantir a segurança tanto dos visitantes quanto dos próprios animais.
A orientação é que os visitantes do Parque Lage e de outros ambientes naturais sigam as recomendações de não alimentar os animais e respeitem o espaço deles para promover um local seguro.
Assista ao vídeo abaixo:
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp