O termo
Reoprodução: Tiktok
O termo "educação positiva" surgiu em 1980

Tudo começa com a seguinte frase: “O que você prefere?”. Daí em diante, a imaginação toma conta dos brasileiros. A educação positiva , também conhecida como disciplina positiva, viralizou recentemente no TikTok . No entanto, não é só com as crianças que o método vem sendo aplicado, mas também com os pais, chefes, namorados e amigos. 

Segundo profissionais na área da educação, psicologia e pediatria, um dos benefícios da educação positiva é conseguir que a criança faça sua obrigação, como ir tomar banho, por exemplo, de maneira respeitosa. Ou seja, ao invés dos pais serem rudes, brigarem ou até gritarem, eles dão opções para que a obrigação seja realizada e o pequeno não sinta que foi mandado - ou até possa ter medo dos pais por conta disso.

Um exemplo: “Filha, está na hora de tomar banho. Você prefere levar o patinho roxo ou o amarelo pra brincar com você?”. Dessa forma, a criança já subentende que ela precisa ir para o banho e a única coisa que ela pode escolher é o brinquedo que irá acompanhá-la.

A influenciadora Rafa Maranhão aplica a disciplina positiva com as filhas Jade, de 3 anos e Luara, que tem menos de 1 ano. Segundo a mãe, ela e o pai explicam tudo para as filhas desde o momento que elas saíram da maternidade, com muita paciência e respeito. Veja o que ela fala sobre o assunto e um exemplo dela aplicando o método com a filha mais velha:





@rafa.maranhao De opção de escolha, respeite suas vontades, peça por favor e brinquem muito 💖 #disciplinapositiva #bebe #fy ♬ som original - rafa.maranhao


O que é a educação positiva?

O termo surgiu em 1980 a partir de um conceito da terapeuta Jane Nelsen com base nas teorias da psiquiatria e psicologia apresentadas por Alfred Adler e Rudolf Dreikurs.

“Educação positiva é uma forma de educar na qual a criança é vista como sujeito de fato, como indivíduo próprio, além de respeitar as fases de desenvolvimento do ser humano. É a educação baseada no afeto, que estimula a criança a alcançar seus objetivos, superar dificuldades de aprendizagem, desenvolver a empatia, criar e manter relações sociais positivas”, afirma Marcelle Afilinto, psicóloga especializada em psiquiatria e psicanálise com crianças e adolescentes.

Segundo a especialista, aplicar o método da educação positiva resulta em muitos benefícios.

“Cria laços saudáveis entre pais e filhos desde a infância, desenvolve uma relação entre os responsáveis e a criança baseada na conexão. O método transforma, em muitos casos, a culpa dos cuidadores em responsabilidade, e  promove nas famílias relações mais conscientes com os bebês e as crianças, além da criação com empatia e respeito, influenciando positivamente não só o indivíduo, mas a sociedade”, afirma Afilinto.

Para a psicóloga, há uma grande diferença entre ser autoritário e ser autoridade: “Não há problema algum em ser autoridade para o seu filho, inclusive é bacana quando você tem alguém digno de ser copiado, que tem uma relação de respeito, afetuosa e sobretudo empática, que você admira, que é alguém que vai te dar limites na vida sem violência física, psicológica ou moral. Limites esses que a sociedade muitas vezes encara como algo que precisa ser violento”, explica Marcelle.

A criança se difere dos adultos pela falta de controle emocional e pela falta de compreensão das muitas regras sociais que orientam nossa sociedade. A abordagem da disciplina positiva evita a agressividade, concentrando-se em métodos de comunicação mais apropriados, empáticos e eficazes. Além disso, estimula a criança a ponderar e refletir sobre seu próprio comportamento.


O meme

Não se sabe exatamente qual foi o primeiro vídeo que a educação positiva para as crianças foi adaptada para namorados, familiares, chefes e amigos, mas gravações deste tipo fazem muito sucesso na página For You do TikTok.

A adaptação vem na mesma premissa: conseguir o que se quer na base do “o que você prefere”.

Um exemplo é: “Amor, o que você prefere, assistir a um jogo comigo agora ou daqui a 5 minutinhos?”. Nesse caso, a namorada ou namorado vai conseguir o que quer, que é assistir o jogo, e o parceiro vai escolher somente se vai ser naquela hora ou depois.

A tiktoker Marina Baldin aplica a adaptação da educação positiva com o marido e posta os vídeos nas redes sociais. O mais famoso tem 5,3 milhões de visualizações e mais de 745 mil curtidas. Nele, ela dá opções para o parceiro em várias situações. Veja:

@marinabaldin Ps: vi uma querida fazendo isso e tive q fazer munha versão 😂😂 #humor #casalhumor #casalcomedia @Marina Natal ♬ som original - Marina Baldin

O meme que mais tem viralizado nos últimos dias é a educação positiva aplicada com os chefes. Nesses vídeos, os funcionários pedem férias, bonificações e até festa junina na empresa. Assista:


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!