Mastigação excessiva pode resultar em problemas bucais e gástricos
Shutterstock/Divulgação
Mastigação excessiva pode resultar em problemas bucais e gástricos

Para ter uma mandíbula forte e definida, é necessário apenas dez minutos mascando chiclete por dia. É isso o que promete a "goma de mascar mais dura do mundo", afirmando que o resultado é uma harmonização facial sem agulhas.

No TikTok, alguns vídeos de jovens que revelam os impactos do uso frequente de chicletes viralizaram na rede. Alguns rapazes, que apresentam um contorno facial mais definido, acreditam que essa transformação se deve ao exercício dos músculos faciais provocado pela mastigação.

Esses chicletes são promovidos como uma solução prática e eficaz, mas têm um custo elevado. No Brasil, um pacote de 100 gramas pode ultrapassar os R$ 100.

@jawliner.br O Chiclete Jawliner fortalece seus músculos faciais enquanto você os saboreia. Transforme seu momento de mastigação em um passo para uma mandíbula mais definida. 💥 Experimente a diferença, mastigue com propósito! 👊🏼🔥🗿 . #jawliner #jawline #jawlinerbrasil #exerciciofacial #yogafacial #mewing ♬ som original - Jawliner.br

Segundo especialistas, o hábito de mascar chiclete com moderação não faz mal, desde que ele seja sem açúcar, mas também não define a mandíbula, ou seja, não muda o formato do rosto.

"As versões sem açúcar podem trazer benefícios para a saúde bucal, pois mascar chicletes aumenta a salivação e a saliva equilibra o pH da boca, evitando a ação das bactérias, que encontram mais dificuldade para se fixar nos dentes e fermentar os resíduos alimentares. Então, se tiver esse hábito, vale investir nas versões zero açúcar", explica o Cirurgião-Dentista Sergio Lago, Embaixador da S.I.N. Implant System.

Por outro lado, o movimento excessivo de mastigação pode causar problemas nos dentes, além de dor de cabeça e problemas gástricos.

Durante a mastigação, vários músculos, ligamentos e tendões conectados à mandíbula são acionados para movimentar este osso nas articulações temporomandibulares, que são as junções entre os ossos do crânio e da mandíbula.

De acordo com Ilana Marques, dentista especializada em odontopediatria, a forma da estrutura óssea facial é essencialmente definida pela genética e pelo desenvolvimento ósseo que ocorre na infância e adolescência.

"Alguns exercícios faciais podem ajudar a fortalecer e tonificar os músculos faciais, mas não vão mudar a estrutura óssea do rosto", afirma a especialista ao g1.

Mascar chiclete excessivamente pode causar problemas como:

  • Desgaste dos dentes;
  • Disfunção temporomandibular (DTM) – problemas com os músculos ou as articulações da mandíbula que causam dores de cabeça, sensibilidade e estalo no momento da mastigação;
  • Dor nos músculos da mandíbula;
  • Enxaquecas;
  • Problemas digestivos – podendo causar desconforto abdominal, distensão, gases e cólicas.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!