Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ameaçou Elon Musk com a suspensão do X (Twitter) no Brasil caso a empresa não nomeie um representante para o Brasil.
Os perfis das redes sociais responderam com ironia e piadas à ameaça. Rapidamente, a plataforma - há anos conhecida por gerar memes - espalhou vídeos, mensagens e fotos engraçadas pela situação.
Entre os Trending Topics, ou assuntos mais comentados, estavam frases como “o Twitter morreu,” “adeus, X,” e “se o Twitter acabar. Veja exemplos de memes abaixo.
Ultimato de Moraes
Alexandre de Moraes intimou Elon Musk, dono do Twitter, a encontrar um representante legal para a empresa no Brasil. Do contrário, a pena seria “pena de imediata suspensão.”
O documento foi publicado no Twitter pela conta do STF como resposta a uma publicação da Global Government Affairs, empresa de relações internacionais.
Outra exigência é o pagamento de multas anteriormente aplicadas ao X por diversos descumprimentos das leis brasileiras.
Moraes vs Musk
A luta entre Musk e Moraes começou entre 2020 e 2022. O ministro mandou funcionários da rede removerem Tweets e hashtags que continham discurso de ódio e/ou fake news. O STF pediu por relevações de dados desses usuários. Os empregados comentaram sobre as medidas por e-mail, reclamando.
Em abril de 2024, um jornalista publicou na internet os “Twitter Files Brasil”, trechos dessas trocas de e-mail.
Musk não gostou do que chama de “bloqueio” de livre-expressão e começou a atacar Moraes nas redes. O bilionário disse que o ministro é um “ditador brutal” que mantém o presidente Lula (PT) “na coleira” para decisões judiciais.
Moraes, no entanto, afirma que Musk não segue as regras e leis digitais brasileiras. Em abril, abriu uma investigação contra o dono do Twitter por obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
Em agosto, o ministro pressionou o escritório do Twitter para suspender contas de pessoas que quebravam leis online constantemente. A resposta de Musk foi retirar toda a equipe que trabalhava no país:
"A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas de @alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados", disse o dono do site.
Há, ainda, dizeres que Moraes ameaçou com prisão uma das representantes da empresa no Brasil caso as decisões não fossem seguidas. Os documentos, porém, estão em sigilo e não foram comprovados.
Enquanto isso, o Marco Civil da Internet exige que, caso as redes estejam no país, é obrigatório um representante legal no país.
Memes sobre Twitter
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .